Saiyuki Reload (TV)

1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 Bom

Informações

Títulos Gensomaden Saiyuki Reload
Ano 2003
Estúdio Pierrot / TV Tokyo
Diretor Tetsuya Endo
País Japão
Episódios 25
Duração 22 min
Gênero Ação, Comédia, Sobrenatural

Se a questão era como continuou a jornada de Sanzo e seus companheiros – com as típicas briguinhas no caminho – esta é a resposta. Mas antes, um esclarecimento: esta série e a seguinte, “Saiyuki Reload Gunlock”, são baseadas na segunda etapa do mangá, que tem o título de “Saiyuki Reload” e cuja publicação na revista Comic Zero-Sum já se encerrou, apesar do autor ter passado para uma nova etapa, que dizem ser o final da série. A primeira etapa, da qual foi desenvolvida a primeira série, “Gensomaden Saiyuki”, começou a ser publicada na revista Comic G Fantasy, teve nove edições encadernadas, e aí houve uma mudança de editora e estrutura da série em si. Pode parecer meio confuso, só que é comum um mangá ser publicado em outra editora e continuar de onde parou. E é justamente isso que dá a primeira impressão em “Saiyuki Reload” de continuar e seguir pra um novo rumo, devido às circunstâncias. Da primeira série para a segunda houve modificações: mudança do visual dos personagens, roupas novas – alterações do vestuário – dos personagens que participaram da saga anterior; além de umas surpresas interessantes. Bem, passando para o enredo, é exatamente a continuação da jornada de Genjyo Sanzo, Sha Gojyo, Cho Hakkai e Son Goku pra impedir que Gyumaoh seja ressuscitado. E começa com os quatro escondendo suas identidades, por causa das constantes perseguições dos youkais a eles: afinal, pra começar, serem “famosos” não era o que queriam. Claro que não dá pra se manterem ocultos, pois suas próprias personalidades não aturariam paz e sossego por tanto tempo: se acompanharam a primeira série ou a resenha escrita no site, pode-se ter uma idéia do que acontece.

Sobre os youkais, entra um fato bacana: parte deles finalmente – e isto é sério! - decidiram usar a cabeça pra deter Sanzo e seu grupo. Então, além dos típicos youkais que os perseguem por onde andam, alguns quase conseguem atingir o que a maioria falha. Assistindo, dá pra ter uma noção do que acontece e os seus resultados... Outra coisa é não seguir os desdobramentos que a série anterior teve, chegando a gerar um pouco de confusão com alguns personagens já existentes: entretanto, nada que atrapalhe o enredo em si. Uma coisa a ressaltar é a comicidade do anime: se as briguinhas dos protagonistas e as opiniões contraditórias entre eles dão risadas, vendo alguns episódios, pode ter certeza que haverá mais risadas. Um exemplo é o episódio oito, que traz algo inesperado pra eles: um gato perdido do qual decidem tomar conta até encontrar o dono... e adivinhem de qual deles o bichano tem mais afinidade? Justamente com o Sanzo, coitado... Outros episódios também possuem tal enfoque, bem recorrentes na primeira etapa da série. Outro aspecto interessante é a dublagem: todos os dubladores que apareceram na 1ª série estão de volta, o que é ótimo, pois existem exemplos de animes que, ao continuarem, acabaram perdendo um ou outro dublador que precisou ser substituído, e a voz não encaixou ao perfil do personagem. No quesito música, temos como tema de abertura a "Wild Rock", que tem batida rock e cuja intenção é dar uma nova definição musical, por isso, sua letra combina com os contrastes dos protagonistas. Os encerramentos são dois: "ID" e "Fukisusabu no Kaze no Naka de", que têm toques mais tranqüilos e mostram cenas do mangá ou dos personagens da trama.

Se optarem em acompanhar o anime, é bom avisar que é preciso assistir à primeira série para compreender as aparições de alguns personagens: mesmo que a segunda série não siga a risca os fatos da anterior, é sensato compreender que a época de ambas e as mudanças no mangá foram necessárias.

Escritora Otaku
>

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/animebook/animebook.com.br/library/Zend/Locale/Format.php on line 784

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/animebook/animebook.com.br/library/Zend/Locale/Format.php on line 1050