Toradora! (TV)

1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 Excelente

Informações

Títulos Tiger x Dragon
Ano 2008
Estúdio J.C. Staff
Diretor Tatsuyuki Nagai
País Japão
Episódios 25
Duração 24 min
Gênero Comédia, Romance, Slice of Life

"Toradora!" inicia mostrando a vida de Ryuuji Takasu, um estudante do ensino médio super organizado e empenhado em tarefas domésticas que vive com sua mãe em uma pequena casa. Ao lado de sua casa vive Taiga Aisaka que, devido a problemas familiares, vive sozinha em um enorme apartamento localizado em um imenso prédio recentemente construído. Diferente de Ryuuji, Taiga é desorganizada e provém de uma família rica.

Na escola, Takasu é conhecido por ser um delinquente temido por todos. Isso ocorre por causa de seus olhos intimidadores, fazendo com que as pessoas não consigam enxergar sua personalidade gentil à primeira vista. Já Taiga possui uma personalidade forte e caráter não muito sociável, sendo vista por todos como “o animal mais perigoso do colégio” e apelidada de “Mini Tigresa” devido à sua altura e ao seu pavio curto. No primeiro dia de aula, Ryuuji e Taiga descobrem que estão na mesma sala de seus melhores amigos, Yuusuke Kitamura e Minori Kushieda, respectivamente.

Ryuuji possui uma queda pela alegre e enérgica Minori, enquanto Taiga é apaixonada pelo vice-presidente do conselho estudantil, Kitamura. Diante disso, Ryuuji propõe a Taiga uma união, de modo que ambos consigam se aproximar daqueles que almejam, ou seja, Ryuuji ajuda Taiga a se aproximar de seu melhor amigo, e vice-versa. Aisaka passa a ficar boa parte do dia na casa de Takasu, que prepara o jantar para ela e para a mãe dele, a imatura Yasuko. Ao longo da estória, outros personagens são apresentados, alguns deles antes tidos como figurantes, e outros inéditos. Uma dessas personagens é Ami Kawashima, uma modelo mimada e fútil que tenta mostrar a todos uma personalidade bem diferente da que ela realmente tem, simplesmente para sentir-se amada por todos.

Os personagens coadjuvantes possuem personalidades tão fortes quanto os principais. Minorin, como Kushieda é chamada por Taiga, é apresentada como uma garota alegre e hiperativa, sempre à procura de uma nova atividade, como se o dia nunca tivesse fim. Kitamura é visto simplesmente como o responsável vice-presidente do conselho estudantil. Ami, por ser famosa, é vista e amada por todos aqueles que não conhecem sua real personalidade, dando espaço para a entrada de outros personagens que, no início do anime, eram apenas figurantes e que, com sua chegada, passam de seus admiradores a coadjuvantes. Os três mostram que são mais do que isso ao longo do anime, quando seus sentimentos e objetivos são postos à prova diante de fatos que remetem diretamente a eles.

 O enredo inicial da estória pode parecer clichê, e o telespectador pode achar que sabe tudo aquilo que acontecerá no episódio seguinte. Porém, os fatos às vezes surpreendem, algumas vezes não pelo que acontece mas, sim, pela forma como acontecem. Os personagens, e não apenas a estória, são os fatores que prendem o telespectador, já que a personalidade de cada um é desenvolvida ao longo do anime, fazendo com que quem assista os conheça juntamente com todos na trama e se surpreendendo junto com eles.

O traço não é muito diversificado, mantendo um padrão entre a maioria dos personagens, que possuem um visual simples. Ryuuji e Taiga, porém, fogem um pouco desse padrão, destacando-se dos demais devido às suas peculiaridades: a altura de Taiga e os olhos de Ryuuji, essenciais para mostrar como eles são vistos por aqueles que não os conhecem. Os cenários possuem traços bem definidos e também simples. Como a estória se passa em poucos locais ao longo do anime, uma pequena variedade de cenários é apresentada.

"Toradora!" é uma incrível comédia romântica que se destaca das demais por não ser exatamente melosa, pois não gira apenas em torno do romance. O anime vai além disso, explorando também a psicologia dos personagens diante dos acontecimentos que ocorrem ao longo da estória e diante de fatos do passado, que passam a interferir em seus desenvolvimentos atuais, sendo estes

inseridos de forma que se encaixam naturalmente no anime. Um exemplo é a visão triste que Taiga e Ryuuji têm de cada uma de suas famílias, fato que é apresentado ao longo do enredo sem transformar a comédia romântica em um drama mas, sim, comparando-o com a realidade e com problemas comuns, como separação dos pais que constroem novas famílias ou a atitude de uma mãe criando o filho sozinha.

Também não segue a linha de comédias românticas em que tudo dá errado quando parece que vai dar certo, como ocorre em "Love Hina", onde o desenvolvimento às vezes torna-se cansativo e repleto de ciclos, contrariando o bom enredo da estória.

Por fim, "Toradora!" apresenta drama leve, comédia e romance por meio de personagens peculiares e de forma surpreendente. Vale a pena assistir!

Helloise Mota
>

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/animebook/animebook.com.br/library/Zend/Locale/Format.php on line 784

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/animebook/animebook.com.br/library/Zend/Locale/Format.php on line 1050